O QUE É FALCOARIA?

 

A Falcoaria é a Ciência que utiliza técnicas para adestramento de aves de rapina com a finalidade de captura de presas; considerada por muitos uma forma de arte devido ao seu alto grau de sensibilidade e dedicação exigidos para sua prática.

 

Esta forma de caça proporciona a comunhão com o mundo natural, permitindo ao falcoeiro assistir a momentos de rara beleza que geralmente ocorrem longe da vista do Homem. Além de ser uma arte de caça espectacular, caracterizada por baixos índices de capturas, a falcoaria relaciona-se intimamente com as áreas da protecção e conservação da biodiversidade e com a ornitologia, salvaguardando os recursos naturais dos quais depende intimamente.

 

Podemos dizer que há 2 modalidades de caça dentro da Falcoaria, o Alto voo e o Baixo voo.

 

ALTO VOO

O alto voo é o mais difícil, que exige mais e com uma menor taxa na captura de presas. O falcão necessita estar nas melhores condições fisicas para conseguir superar a sua presa, uma vez que muitas das capturas dão-se em pleno voo.

 

O falcão é solto antes da presa ser levantada, de modo que o falcão ascenda sobre o terreno de caça "remontando" até se colocar bem alto, onde aguardará descrevendo pequenos círculos ou "tornos". Ao levantar a presa, o falcão cai do céu num voo picado, podendo atingir velocidades próximas dos 300 km/hora. A maioria das capturas ocorre em voo, mas ocasionalmente algumas presas são mortas por impacto. Esta modalidade requer grandes espaços abertos, pouco arborizados. 

 

BAIXO VOO

Em baixo voo, o lance é mais simples e produtivo na cobrança de peças de caça, mas não menos dinâmico. Neste tipo de lance, a ave caçadora é lançada diretamente do punho enluvado do cetreiro (ou de um poleiro em "T"). Depois desenvolvem-se todos os movimentos de fuga e perseguição.

 

As aves de rapina geralmente usadas nesta modalidade no Brasil são Gaviões-asa-de-telha (Parabuteo unicinctus) e Falcão-de-coleira (Falco femoralis).

 

Existem outras atividades que se relacionam com a falcoaria ou utiliza suas técnicas, como as demonstrações de aves de rapina, educação ambiental, etc. No entanto, não se pode considerar como tal. Não condenamos estas atividades, pelo contrário, consideramos que são necessárias e importantes nos seus contextos.

 

No entanto cremos que a falcoaria busca um ideal diferenciado baseado "na vivência de um momento em plena natureza, como este se desenrola desde há milhares de anos".

________________________________

Texto adaptado da Associação Portuguesa de Falcoaria - APF

Visite nossa loja

O que é Falcoaria?

Por onde começar?

Associe-se já!