O ENCONTRO

Os bjetivos dos Encontros realizados pela ANF são:

 

I - Congregar falcoeiros ou pessoas interessadas em falcoaria e em todos os aspectos relacionados às aves de rapina;

II - Promover reuniões de caráter científico, com foco no aperfeiçoamento técnico e cultural acerca da falcoaria e aves de rapina;

III - Difundir conhecimento, conscientizar, esclarecer, informar a população, acerca da preservação das aves de rapina;

 

I ENF (2013)

O Encontro Nordeste de Falcoaria (ENF) surgiu da necessidade de congregar Falcoeiros da região Nordeste do Brasil e de outros Estados, teve sua primeira edição no município de Nísia Floresta no Rio Grande do Norte em 2013. Foi no I ENF que tivemos a Primeira Competição de Falcoaria do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

II ENF (2014)

O segunda edição do Encontro aconteceu no município de Viçosa, AL em 2014, onde houve também a segunda competição de Falcoaria do Brasil, contamos com a presença de Gaviões da espécie: Parabuteo unicinctus, Accipiter bicolor e Rupornis magnirostris e Falcões das espécies: Falco femoralis e F. sparverius.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

III ENF (2015)

A terceira edição do Encontro aconteceu no município de Conde, PB em 2015, onde houve também a terceira competição de Falcoaria do Brasil, contamos com a presença de Gaviões da espécie: Parabuteo unicinctus,  Rupornis magnirostris, Geranoaetus melanoleucus e Falcões das espécies: Falco femoralis e F. sparverius.

IV ENF (2016)

A quarta edição do Encontro aconteceu no município de Vitória de Santo Antão, PE em 2016, onde houve também a quarta competição de Falcoaria do Brasil, contamos com a presença de Gaviões da espécie: Parabuteo unicinctus, Geranoaetus melanoleucus e Falcões das espécies: Falco femoralis e F. sparverius.

V ENF (2017)

A quinta edição do Encontro aconteceu no município de Satuba- AL em 2017, onde houve também a quinta competição de Falcoaria do Brasil, contamos com a presença de Gaviões da espécie: Parabuteo unicinctus, Geranoaetus melanoleucus e Falcões das espécies: Falco femoralis, F. peregrinus e F. sparverius. 

 

 

VI ENF (2018)

A sexta edição do Encontro aconteceu no município de São José do Mipibu, RN em 2018, onde houve também a sexta competição de Falcoaria do Brasil, contamos com a presença de Gaviões da espécie: Parabuteo unicinctus, Geranoaetus melanoleucus e Falcões das espécies: Falco femoralis e F. sparverius. 

 

 

Mini - ENF (2019)

O que seria a sétima edição do Encontro se tornou um mini encontro no município de São Cristóvão - SE em 2019, celebrando o dia Internacional da Falcoaria durante o Festival de Artes de São Cristóvão. Contamos com a presença de presença de Gaviões da espécie: Parabuteo unicinctus  e Falcões das espécies: Falco femoralis e pela primeira vez teve a presença de cães nos campos para falcão. 

Pandemia do Corona vírus (2020)

A Associação Nordeste de Falcoaria e Conservação de Aves de Rapina foi fundada em 2014 e desde então promove anualmente encontros que reúnem sócios e admiradores em sua maioria do Nordeste, mas também do Norte e Sul do Brasil. Nos encontros acontecem palestras sobre diversos temas, campos, competições, sorteios, workshop, assembleia e muitas discussões, propiciando muito aprendizado.  Alguns sócios, em épocas diversas do ano também costumam promover atividades que levam o nome da Associação, como palestras, entrevistas, minicursos e educação ambiental. Outros se reúnem em grupos distintos nos diversos e estados e fazem os chamados mini encontros. Outros vão a campo sozinho com suas aves. Sempre buscando fazer a falcoaria acontecer. Todas essas ações foram impossibilitadas em 2020 devido a pandemia do novo corona vírus que afetou o mundo inteiro. Praticamente as únicas atividades com aves de rapina que permaneceram foram a criação em cativeiro e o controle de fauna, seguindo as normas do Ministério da Saúde. Uma preocupação é que essa pausa desestimule tanto alguns experientes quanto principalmente os iniciantes, pois essa arte exige frequência de campo para manter acesa a chama e a paixão. O Brasil passa por uma situação político-financeira delicada que influencia na produção e liberação de vacinas. Diante deste contexto, não há previsão de retorno, mas estamos trabalhando online para atualizar algumas pendências e estar preparados para voltar.

IMG-20191118-WA0001_1.jpg

Visite nossa loja

O que é Falcoaria?

Associe-se já!